LUZ NOS CRISTAIS

Imagens do Tabernáculo.

TABERNÁCULO

Grande barraca na qual eram realizados os atos de adoração durante o tempo em que os israelitas andaram pelo deserto, depois da sua saída do Egito (Êx 25—27). O tabernáculo continuou a ser usado até que o TEMPLO foi construído, no tempo do rei Salomão.

 

ALTAR

Mesa feita de madeira, terra ou pedras, sobre a qual se ofereciam os SACRIFÍCIOS (Êx 27.1; 20.24; Dt 27.5). Os altares de madeira eram revestidos de algum metal e tinham pontas (chifres) nos quatro cantos (Lv 4.25). Fugitivos ficavam em segurança quando corriam e se agarravam a essas pontas (1Rs 2.28).


Altar do Holocausto

Sacrifício em que a vítima era completamente queimada em sinal de que o ofertante se dedicava completamente a Deus (Êx 29.18; Hb 10.6).

 

ALTAR DO INCENSO

O Tabernáculo tinha um altar menor e especial para queimar  o incenso.  O incenso era uma resina aromática de certas árvores que, misturada com especiarias (Êx 30.34-38), era queimada nas cerimônias de adoração a Deus (Lv 16.13), de manhã e à tarde (Êx 30.1-10). O incenso era símbolo das orações que subiam para Deus (Sl 141.2; Ap 8.3-5).

 

BACIA (PIA) DE BRONZE

A Bacia de Bronze (bacia de rosto), ficava no pátio do Tabernáculo entre o Altar e o Santo Lugar, permitia o ritual da lavagem das mãos e dos pés. Ex 30.18

 

SHEKINAH

Shekinah é uma palavra hebraica usada pelos judeus para recordarem a glória de Deus que descia no Tabernáculo quando este foi dedicado.

 

SANTOS DOS SANTOS

Deus estava especialmente presente no Santo dos Santos. Sua presença saia dali para o resto do tabernáculo por uma cortina bordada com imagens de querubins.
Fora do Santo dos Santos estava o altar do incenso, espalhando no ar o aroma doce da adoração através da tenda sagrada. Dentro estava a resplandecente Arca da Aliança.

 

PÃES DA PROPOSIÇÃO

Os 12 pães, cada um pesando dois quilos, que eram arrumados em duas pilhas sobre uma mesa que ficava no SANTO LUGAR. Eles representavam a ALIANÇA das 12 tribos com Javé. Eram trocados no sábado, sendo os pães velhos comidos pelos sacerdotes (Lv 24.5-9; Êx 25.30).

 

CANDELABRO

O Senhor deu instruções explicitas para a criação do candelabro do Tabernáculo. Ele deveria ter 34 kg de ouro batido, seis ramificações em torno de uma haste central e gravado com flores de amêndoas em vários lugares.
Ex 37.17-24

 

LUGAR SANTO (Santo dos Santos)

 

A parte do TABERNÁCULO, e depois do TEMPLO, em que ficavam a mesa dos PÃES DA PROPOSIÇÃO, o CANDELABRO e o ALTAR DE INCENSO (Hb 9.2).

 

ARCA DA ALIANÇA

Caixa de madeira, revestida de ouro, onde eram guardadas as duas placas de pedra em que estavam escritos os dez mandamentos. Nela também eram guardados outros objetos sagrados (Êx 25.10-22; Hb 9.4-5).

 

SACERDOTE

No Antigo Testamento, descendente de ARÃO separado para servir como oficiante no culto realizado primeiro no TABERNÁCULO e depois no TEMPLO. O sacerdote era MEDIADOR entre Deus e o povo, oferecendo SACRIFÍCIOS e orando em seu favor (Êx 28—29; Lv 21; 1Cr 24). Antes de Arão já havia sacerdotes (Hb 7.1-3). No NT, todos os cristãos são sacerdotes (Ap 1.6; 5.10).

 

Mover do Senhor

Menu



MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que

deu o seu Filho unigênito,

para que todo aquele que nele crê não pereça,

mas tenha a vida eterna. ( João 3:16 )


Cristo


Todo aquele, pois, que ouve estas minhas
palavras e as põe em prática,
será comparado a um homem prudente,
que edificou a casa sobre a rocha. (mateus 7:24)


caminho


Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho,
e a verdade, e a vida;
ninguém vem ao Pai, senão por mim.
( joão 14:6 )


caminhoo

porque Deus não nos destinou para a ira,

mas para alcançarmos

a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo, 

( I TESSALONICENSES 5:9 )

Deus


"Criador e Senhor de todas as coisas;

o único que sempre existiu e

existirá; o único Deus verdadeiro. (Gênesis 1:1)".



 Bem-aventurados os limpos de coração,
porque eles verão a Deus. (Mateus 5:8)



 Esperei com paciência pelo Senhor,

e ele se inclinou para mim e ouviu

o meu clamor. (Salmos 40:1)



Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça

porque eles serão fartos. (Mateus 5:7)


Eis que nas palmas das minhas mãos

eu te gravei; os teus muros estão

continuamente diante de mim. (Isaias 49:16)